quinta-feira, 11 de março de 2010

Informe Têndencia


'

A Febre Saruel

Bastou aparecer, em 2006, em desfiles de estilistar conceituados e a calça saruel caiu na graça do povo, por ser uma peça leve e por combinar com qualquer pessoa a calça saruel vem ganhando cada vez mais espaço nos guarda roupas dos brasileiro, mais você sabe como a calça surgiu? sabe como usar no di-a-dia? Não? Então relaxa,o Mil cores fez um combo com tudo que você tem que saber para sair usando a sua por ai.


História

Originaria da região norte africana, especialmente do Marrocos, a saruel é uma derivação das calças johdpur e dhoti - modelos com amplo volume entre as pernas, muito utilizadas pelos povos da África e do Oriente Médio. "Acredita-se também que a calça marroquina era um traje religioso, utilizado desde a Idade Média, pois essa região era extremamente devota", explica José Luis de Andrade, professor de moda do Senac. Nos países de origem, elas eram feitas de algodão ou seda, em cores neutras como bege e branca.
Apelidada em inglês de drop-crotch, a saruel voltou com força às passarelas no ano de 2006 em alguns desfiles, como Marc Jacobs, Givenchy e Vivienne Westwood. Em 2009 ela continua em alta e ganhou diversas variações. "Hoje encontramos a saruel com vários comprimentos de gancho, tecidos, estampas e fechamento, como zíper, botões e elástico. Materiais que não existiam na época de origem", esclarece
José Luis.

Aprenda a usar a calça saruel

A calça saruel pede sempre combinações simples e secas para o visual não ficar muito pesado. Invista em blusas e sapatos confortáveis. Tecidos finos e elegantes como seda e linho valorizam a peça e transformam a saruel em um modelo que pode ser usado em festas.
A dica para as mulheres baixas é escolher uma calça saruel com volume menor entre as pernas, ou seja, com as pernas mais afuniladas. O gancho menor com a perna mais afunilada alonga o corpo. Presta sempre atenção na proporção entre a perna e o cavalo (gancho), pois é ela que deixa o visual mais achatado ou mais alongado.
A calça saruel de cós baixo franzida na cintura é aconselhável somente para quem está com a barriguinha em dia. Quem tem quadris largos, deve usar uma que não realce essa parte do corpo e quem não possui muito quadril, pode abusar dos modelos que o valorizam.
Cuidado na hora de usar o modelo com tênis, pois dependendo da sua altura a calça pode te deixar achatada. Se ficar em dúvida, invista em uma sandália, que pode ser baixa ou alta. As sapatilhas e rasteiras também são uma boa opção para estar bonita e na moda.

Mais dicas:

- Para que o efeito não fique carregado, procure dar preferência às calças com tecidos molinhos, que dão uma caída mais leve ao visual;
- Se quiser ficar com o aspecto mais feminino e delicado, fica lindo com uma blusinha decote tomara-que caia;
- Tops com estampas ou coloridos tiram um pouco a atenção da calça e vão super bem com o saruel;
- Na foto 1, por exemplo, o modelo tem o cavalo bem baixo, o tecido é molinho e o look precisa ser mais esportivo;
- Na foto 2, poderia ser usada também com uma batinha, o que daria um ar romântico neo-hippie e continuaria bem feminino;
- Na foto 3, o caimento da calça é mais durinho e menos despojado, é quase uma alfaiataria saruel (será que existe esse termo?).
- E é bom evitar o saltão. Use com tênis, sapatilhas e rasteirinhas. Fica mais bonitinho e adequado.


Que são lindas não podemos negar, mais atenção, cuidado com o exagero de proporção e com os acessórios também,A consultora de moda Gloria Kalil, por exemplo, costuma dizer que a saruel é a modelagem mais democrática que existe: fica mal em todo mundo, eu ri bastante lendo o editorial dela, para quem quiser da uma lida depois, Novos Chick.

0 comentários:

Postar um comentário